Ofereça-se vida! Dance...

26-08-2020

Milhares de anos de crenças e repressão bloquearam o nosso chakra Raiz, onde reside a nossa força vital, a força da nossa criação, o poder da manifestação e concretização na matéria e que se encontra nos nosso genitais.
É nele que reside o medo, mas não o julguemos como nosso inimigo, mas sim como algo que nos protegeu e moldou em quem somos hoje, aqui e agora! 
Usemo-lo então como força propulsora para ajudar na transcendência das nossas emoções rumo à iluminação!
Liberte essa energia reprimida, dê-lhe movimento e propósito! 
DANCE!

Porquê a dança como ferramenta de consciência?

Já repararam que quando vamos correr, quer seja num lindo cenário à beira mar ou na passadeira do ginásio, é dificil a mente desligar? E estamos a correr a processar pensamentos, a criar pensamentos, a pensar no ontem e no amanha que será? Pelo menos isso passa-se comigo!

Mas quando me entrego à dança, a mente retira-se nos primeiros segundos e o pensamento aquieta-se... fico no aqui e agora e por isso a dança é tão interessante do ponto de vista da terapia, pois permite desligar a corrente de pensamentos que nos assalta e povoa quase incessantemente, ao mesmo tempo que cria uma enorme sensação de bem estar, de conexão interna e de liberdade. Vejo neste processo algo similar a uma meditação em que estamos plenamente conscientes do processo, mas no aqui e sempre agora, presente.

Mas por vezes a mente irrompe e nesses momentos preciosos, se estivermos mesmo atentos conseguimos descobrir ainda mais sobre nós, pois os nossos julgamentos sobre nós e sobre os outros são indicadores de feridas emocionais ativadas e só reconhecendo e nomeando estes processos poderemos começar o processo de cura.

Por isso decidi dar o nome de dance-IN-meditation ao meu mais recente projeto de vida, que faz a fusão da dança da vida com a espiritualidade e a expansão da consciência, dançando em atenção plena, das nossas sensações e das nossas emoções, com o intuito de a pouco e pouco irmos nomeando e reconhecendo todas as nossas partes, as de luz e essencialmente as de sombra, pois é nestas que reside a força motriz da nossa evolução e crescimento.

A ativação dos músculos, a fluidez do movimento, a inspiração da musica, o mergulho na intenção, leva-nos no caminho da sensação e da emoção, ora de libertação e descarga, ora de dor e sofrimento, ora de alegria e euforia, ora de luz e amor, ora de vergonha e constrangimento, ora....

Tantas decobertas sobre nós, num simples dançar....