2 Ano

PROGRAMA

Queridas Amigas companheiras de viagem,

Apesar dos módulos serem apresentados e trabalhados numa forma linear, eles na verdade fazem parte de um círculo onde não existe hierarquias, onde não há um mais importante que o outro, sendo todos unos e complementares.

Este curso não apresenta qualquer carácter de ordem religiosa ou pressupõe que acreditem em determinados princípios. Ele é aberto à verdade e ao sentir de cada uma à medida que vão trilhando o seu caminho. Os conceitos "espirituais" que abordarei, fazem parte da minha caminhada, do meu sentir e da minha verdade intrínseca! Como este é um curso de dança para expandir a consciência, falarei de determinadas questões relacionadas com o ser humano de forma holística e integrada. Cada uma de vós sentirá o ressoar ou não destes conceitos. Lembro que existem mil caminhos para chegar-mos a nós e à nossa verdadeira essência e todos eles são válidos, desde que permitam o contacto com o amor, a luz e a compaixão!

Beijinhos de luz para todas

Bibi

MÓDULO 1: CELEBRAÇÃO DA CRIANÇA INTERIOR

DATAS: 5ª feiras, 19 SET a 24 OUT 2019 | 6 aulas

A CRIANÇA INTERIOR é parte de nós que está mais próxima da Fonte criadora, o nosso Eu Superior, o nosso Self! É aquela que nos abre o caminho de regresso a nós! Mas quem é ou o que é a nossa CRIANÇA INTERIOR? É aquela parte de nós que vive despreocupada e confia no processo da vida, aquela que se entrega sem medo, que mantém o coração aberto às experiências, que é livre e genuína, que é leve, pula e ri, é aquela que personifica a ALEGRIA! Ela é a fonte da nossa saúde física, mental, emocional e espiritual e precisa ser celebrada para que se torne cada vez mais presente na nossa vida! Quando vivemos em Alegria, estamos no verdadeiro caminho da nossa evolução!

Neste módulo vamos dançar coreografias leves, alegres e cheias de energia que vão acordar a nossa CRIANÇA INTERIOR. Exploraremos vários estilos de dança, dos ritmos latinos, aos ritmos africanos, do swing ao bollywood, teatro musical, entre muitos outros!

MÓDULO 2: A VELHA E A NOVA ENERGIA

DATAS: 5ª feiras, 31 OUT a 5 DEZ 2019 | 6 aulas

2012 é um marco histórico na história da Humanidade, pois a elevação da consciência humana  e subsequente mudança da vibração da Terra, permitiu o início de uma nova etapa para o Ser Humano no caminho da sua evolução espiritual, abrindo caminho para a paz na Terra. A Luz começa finalmente a sobrepor-se à sombra!

Neste módulo, tomaremos consciência, daquilo que representa a velha energia que acompanha o Ser Humano há milhares de anos, espelhado no modo de sobrevivência que tem como alicerces a energia do medo, da separação e da escassez. O medo gerado pela necessidade de sobrevivência cria reações por parte do nosso Ego de luta, fuga ou congelamento, manifestando emoções de negatividade que expressamos no nosso dia a dia e que são geradoras dos maiores conflitos do Ser Humano, na sua relação com os outros e consigo mesmo. Reagimos desta forma para nos protegermos de tudo o que nos possa causar sofrimento. E sem consciência, aceitação e responsabilidade, projetamos nos outros, todos os nossos infortúnios, culpando, julgando, cobrando, criticando, criando apego, querendo mudar o outro para satisfazer as falsas necessidades do nosso Ego. Entregamos nas mãos do outro todo o nosso poder. Esta é a energia da sombra!

Mas esta é a velha energia, que já não nos representa! Neste módulo dançaremos o despertar de uma nova energia, a energia da Luz! Aquela que representa a unidade, a confiança, a abundância, o amor e a compaixão. Aquela que representa a tomada de consciência que não estamos sozinhos e que somos profundamente amados! Que dentro de nós, em cada célula do nosso corpo, no nosso ADN, habita uma parte da Fonte Criadora, dando-nos o poder de criar a nossa vida, através dos nossos pensamentos, palavras e acções! Deus existe, não fora, mas dentro de nós! Nós somos Deus e Deus é Amor!

Esta experiência no plano da Terra tem como objetivo o relembrar de quem somos, que o "Deus" que de forma cultural e religiosa, aprendemos a conceber fora de nós e a quem atribuímos o poder de criar tudo na nossa vida, reside, na verdade dentro de nós, conferindo a nós próprios o poder e a responsabilidade da criação de tudo o que a vida nos trás. 

MÓDULO 3: A RODA DA VIDA: REENCARNAÇÃO

DATAS: 5ª feiras, 9 JAN a 13 FEV 2020 | 6 aulas

Neste módulo vamos abordar a questão da ciclicidade que representa toda a vida na terra: a natureza cíclica da nossa biologia, a expressão dos ciclos na natureza onde tudo é vida, morte, transformação e renascimento, a lei do eterno retorno, expressa na teoria da reencarnação, que advoga a nossa jornada de aprendizagem no plano da terra através da liberdade de escolha.

O nosso caminho, realizado em milhares de etapas, tem como objetivo o relembrar de quem somos dentro de nós, através do nosso livre arbítrio, fator que acompanha o ser humano na sua vivencia dual de Luz e sombra desde o início dos tempos!

Somos o acumular das milhares de experiências vividas neste planeta e esta energia que transportamos, muitas vezes empregada de negatividade e de questões por resolver, toma conta da nossa vida. Sem consciência deste processo, somos tomados por emoções e reações que causam tumulto,  como  se fossemos dominados por forças invisíveis de puxa e empurra que geram conflitos internos que fazem doer, criando uma vida de esforço em constante sofrimento! 

É neste contexto que, neste módulo, abordaremos o Desapego e a Liberdade! O libertar e o deixar ir do que já não nos serve,  deixar ir o velho para acolher e criar espaço para o novo e nos permitirmos uma vivência de liberdade! É preciso ter a coragem de libertar para Ser verdadeiramente Livre!

Nesta nova energia, temos o poder de nos libertarmos de toda a bagagem de negatividade que transportamos e carregamos de vida para vida, de um karma que nos enreda e trazer ao presente, do aqui e agora, as experiências passadas que possam contribuir de forma positiva para o Ser magnífico que somos.

MÓDULO 4: SAGRADO FEMININO

DATAS: 5ª feiras, 20 FEV a 26 MAR 2020 | 6 aulas

Este módulo é sobre o empoderamento do feminino, poder negado por milénios de repressão, desvalorização e negação da mulher e daquilo que o feminino representa! É este passado que pesa muito no inconsciente das mulheres, traduzindo-se em falta de confiança, valorização e auto estima, pois foi-lhes negada pela sociedade patriarcal, durante milénios, a expressão da sua verdadeira essência: conexão e liderança espiritual da comunidade, poder de intuição, mães cuidadoras e educadoras! 

Agora temos o poder de relembrar e acordar em nós, a nossa verdadeira essencia! Mas para isso temos de resgatar o nosso poder interior, confiança e auto-estima! Temos de ter a coragem de viver em vez de sobreviver e isto passa também por escutarmos as nossas necessidades e estabelecermos os nossos limites, ao mesmo tempo que nos permitimos ser o Ser gentil, sábio, pleno de amor e compaixão que guardamos dentro de nós!

O resgate do sagrado feminino e a restituição da sua expressão na Terra é vital para que haja equilíbrio e possamos restaurar e viver a verdadeira paz! 

A consciência humana está diretamente relacionada com a vibração de Gaia, a mãe terra, que tem uma energia feminina. Assim, a elevação e celebração do feminino e de todos os seus atributos são muito importantes para este novo caminhar da Humanidade!

Neste módulo dançaremos os atributos da energia feminina: a energia compassiva, gentil, cuidadora e curadora, a energia daquela que nutre e que conhece o seu poder Xamânico e escuta a sua intuição! Dançaremos também a mulher terra, instintiva, sensual, assertiva e segura na sua chama interna de valorização, pelo conhecimento que tem de quem verdadeiramente É e da sua ligação com a natureza! 

MÓDULO 5: ESPELHO E UNIDADE

DATAS: 5ª feiras, 2 ABR a 7 MAI 2020 | 6 aulas

O mundo de fora reflete o mundo de dentro e o mundo de dentro cria o mundo de fora! 

Neste módulo abordaremos este principio que nos diz que tudo aquilo que atraímos à nossa vida é fruto da liberdade de escolha de todas as nossas experiências passadas e que reflete a pessoa que somos dentro de nós, com todas as suas crenças e filtros. Mas mostra-nos também que o mundo de fora é também o reflexo da vida que criamos através dos nossos pensamentos, palavras e acções. Esta é a verdadeira energia que vai tecendo a nossa realidade, dia após dia, e cabe a nós, através do nosso livre arbítrio, a escolha de vivermos na luz ou na sombra!

O espelho não está só relacionado com o ser humano mas também com tudo aquilo que o rodeia. A consciência humana interfere na vibração do nosso planeta e de todo o cosmos. Tudo está ligado e conectado e Tudo reflete o Todo!

Neste módulo dançaremos não só o Espelho, mas e acima de tudo a Unidade, como reflexo do Ser multidimensional que somos. Não somos só corpo, mente, emoções, espirito! Não somos a soma das partes, mas todas as partes como parte de uma só peça, única e indissociável, cada uma tão importante como as outras, influenciando-se mútua e constantemente, na grande roda de Tudo o que É! E somos a unidade de toda a nossa totalidade, luz e sombra. É no reconhecimento, aceitação e responsabilidade da sombra em nós, constatando a dualidade da nossa existência, que a pouco e pouco inundaremos de luz todos os cantos do nosso Ser!

Somos uma flor de mim pétalas, onde o centro representa o Eu Superior e as pétalas, todas as partes de nós, que constituem o Eu Superior! "Um por todos e todos por Um", pois somos mais do que a soma das pétalas, nós somos a FLOR!

MÓDULO 6: PARTILHA FINAL | 6 aulas

DATAS: 5ª feiras, 14 MAI a 25 JUN 2020 | 6 aulas (não há aula dia 11 JUN)

Este mês será dedicado à construção coletiva de uma aula assistida por amigos e familiares que faz a integração de todo o processo desenvolvido. É uma experiência de criatividade, prazer, divertimento e muita alegria num espirito de reconhecimento, aceitação e responsabilidade pelo processo individual de cada uma das participantes e também pelo processo coletivo do grupo.